quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

A importância da Comunicação Interna

Resolvi abordar o tema com o qual trabalho atualmente. Muitos podem pensar que comunicação interna é para empresas de grande porte e multinacionais. Errado.
Após iniciar o desenvolvimento do projeto no qual me encontro pude perceber em empresas de amigos e familiares a falta de comunicação interna entre patrão x funcionário, funcionário x funcionário e sócios x sócios, e sempre que questionei sobre isso a resposta na maioria das vezes era a mesma: Comunicação interna, pra que?
Comunicação interna para manter todos informados. Começando por quem comanda, se estes não se comunicam, como farão pra comunicar os funcionários. Os empregados são parceiros e quanto mais bem informados estiverem, mais envolvidos com aquela empresa, sua missão e seu negócio, eles estarão, mas não basta somente isso, pois existe grande diferença entre comunicação e informação. Numa empresa não é diferente. Muitas informações são produzidas e causam impacto na vida dos funcionários, mas nem sempre geram mudanças de atitudes.

Comunicar é se expressar, e manter a proximidade com os funcionários, muitos empresários não chegam a conhecer todos os seus. Isso acaba gerando certo desleixo por parte do funcionário, pois a empresa não o valoriza, imaginem quantos ótimos profissionais você pode ter deixado passar. O funcionário desvalorizado não valoriza a empresa quando questionado sobre ela. Temos que lembrar que eles são os maiores porta vozes da instituição.

Um dos objetivos da comunicação interna é fazer com que as informações circulem e gerem discussões de melhorias dentro da empresa, pois o mercado é cada vez mais competitivo. Serve também para informar, por exemplo, a atual situação da empresa, é muito gratificante quando os funcionários sabem que estão trabalhando bem e se destacando no mercado, isso os motiva a melhorar cada vez mais. É importante também que saibam que estão em decadência, pois isso gera mudança de atitude, faz com que procurem melhorias. Imagine que a idéia de um simples funcionário poderia ter salvado a sua empresa da falência, mas você nem o conhecia, não é?

Um comentário:

  1. Muito importante esse assunto que vc abordou...assisti uma palestra com Max Geringer que havia abordado o mesmo tema...parabens pelo post...

    também achei muito legal seu comentario a respeito da posição dos produtos no supermercado e vc esta certo...não abordei esse tema ainda em breve vou postar algo sobre isso....obrigado pela dica...abraços

    ResponderExcluir