quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Quando a tecnologia atrapalha.

“Companhias restringem o uso de e-mail entre gestores. Empresas adotam regras para estimular o contato pessoal e agilizar as tomadas de decisões.”

Este é o titulo de uma matéria que saiu no caderno “Eu&Carreira” do jornal “Valor”, no dia 5 de novembro de 2008.

Como ótimo acumulador de tralhas, guardei este jornal para poder refletir sobre o assunto mais tarde.
Percebemos hoje o quanto o mundo evolui todos os dias em função de tecnologia, o que quero discutir hoje é quando isso começa a atrapalhar ao invés de trazer benefícios. Qualquer um hoje pode ter um e-mail, acessar sites, etc. A parte ruim começa quando começamos a nos esconder por trás disso. O relacionamento com pessoas é que nos faz evoluir e saber lhe dar com cada tipo delas. É muito simples digitar algo maravilhoso com palavras que você procurou no “Google” pra enfeitar, pode até funcionar a primeira vista, mas e depois, será que você que se esconde por trás disso saberá lhe dar com pessoas. Uma das características de um publicitário no setor de atendimento é acompanhar o cliente, estar sempre presente, ser extrovertido, ter uma bagagem cultural, e saber lhe dar com todo tipo de pessoa. Mas essas características deviam pertencer a todo ser – humano e principalmente ao que está inserido em um mercado de trabalho.
Não precisamos ser radicalistas ao ponto de nos privar de tecnologia. O que temos que fazer é lembrar sempre de dominar a tecnologia, e não deixar ela nos dominar. Temos que saber fazer escolhas e utilizar as ferramentas para crescermos como pessoa.

Observem um trecho da matéria:

A fabricante de produtos químicos Lanxess, por exemplo, há cerca de quatro anos, definiu que seria prioridade interna a interação ao vivo do pessoal. Assim, além de investir num ambiente com divisórias de vidro e canal de televisão próprio, os gestores são proibidos de trocar emails entre si. “A comunicação direta traz velocidade à tomada de decisão” diz o gerente de RH da empresa.

Percebem como isso é uma realidade. Como podem ver, em multinacionais, o problema é muito maior do que se imagina, por isso as soluções drásticas. Em outra matéria que li, um profissional de finanças dizia que não conversava com a esposa a dois meses, apenas trocava emails pelo smartphone. Tome isso como exemplo de melhoria e cresça, relacione-se.

6 comentários:

  1. Com certeza é um assunto de séria preocupação...encontrar o ponto de equilibrio entre o uso de tecnologia e contato pessoal é o ideal....sem duvida otima matéria...abrazz

    ResponderExcluir
  2. muito legal levantar o assunto, zeh.
    fiquei ateh impressionada com o ultimo depoimento (como assim, cara?).
    hoje percebemos que eh impossivel vivermos sem a tecnologia. E a facilidade que ela traz deveria ser algo evolutivo. Desde sempre somos seres sociais, perder essa caracteristica seria como perder a essencia humana.

    tem um selo pra vc lah no 01brainstorm.
    faz uma visitinha.

    bjO=]

    ResponderExcluir
  3. Com certeza...

    É muito comum vermos pessoas se escondendo atras das tecnologias...
    Nada substituirá uma conversa, um brainstorm, o contato pessoal é o que gera as grandes oportunidades....

    Vou seguir seu blog.....
    muito bom

    parabéns!!

    dá uma passadinha..

    www.beycomm.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estava produzindo um texto baseado no poema " Ao Deus Kom Unik Assão " do Carlos Drumond de Andrade, que mais parece uma premonição do que seria a comunicação em tempos hi-tech e resolvi ler mais a respeito, quando encontrei esse blog. Adorei! Sentí um impacto ao perceber que as vezes sou uma fraude, devido ao Google.. rs

    ResponderExcluir
  5. Karlinha você deve utilizar as ferramentas como apoio mas nunca como submissão, afinal na sua entrevista de emprego, na sua DR com seu namorado ou na sua apresentação de TCC o Google não vai estar presente.

    Obrigado e continue visitando o blog.

    ResponderExcluir
  6. "LIDAR" PODERIA SER A PALAVRA QUE VOCE PROCURA PARA SEU TEXTO.

    ResponderExcluir