terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Pirâmide de Maslow

Procurando algo para usar como minha primeira postagem me deparei com o assunto Propaganda ética e verdade, do blog http://jkdesaltoalto.blogspot.com/ da amiga jenneffer.

O assunto aborda, vamos dizer assim, a conspiração dos publicitários, como muitos dizem. Quando vem o termo publicidade e propaganda na cabeça de pessoas leigas do assunto (consumidores ativos na maioria das vezes), logo se associa a propaganda enganosa, subliminar ...blábláblá.

Um publicitário não tem o poder de forçar ninguém a comprar nada e nem de ser fiel a um produto, o que acontece basicamente é que estudamos para explorar as atitudes e necessidades do ser - humano e da sociedade que ele esta introduzido. Existe uma teoria que se chama “Pirâmide de Maslow”, esta é explicitamente implantada pela sociedade em que vivemos, onde o sujeito tem necessidades, sendo elas:
Necessidades fisiológicas (básicas), tais como a
fome, a sede, o sono, o sexo, a excreção, o abrigo;
Necessidades de
segurança, que vão da simples necessidade de sentir-se seguro dentro de uma casa a formas mais elaboradas de segurança como um emprego estável, um plano de saúde ou um seguro de vida;
Necessidades sociais ou de
amor, afeto, afeição e sentimentos tais como os de pertencer a um grupo ou fazer parte de um clube;
Necessidades de estima, que passam por duas vertentes, o reconhecimento das nossas capacidades pessoais e o reconhecimento dos outros face à nossa capacidade de adequação às funções que desempenhamos;
Necessidades de auto-realização, em que o indivíduo procura tornar-se aquilo que ele pode ser. Ou que almeja ser.
O que nós publicitários fazemos é explorar estas necessidades. Todos que são consumidores, doentes ou não, tem necessidades, sejam elas fúteis ou não. E quem vai dizer que algo é fútil ou não? Futilidades as vezes estão ligadas a realizações pessoais, se a sujeita acha que ter uma bolsa da Louis Vuitton não é fútil então para ela não vai ser fútil.
Vendo por este lado então nao podemos dizer que públicitários não são éticos, publicitários só fazem campanhas, você adquire algo por que se sentiu seduzido, por que tem a necessidade de ter ou por que você pensa que para ter status tem que ter. Não estamos aqui para fazer propaganda enganosa, na minha opnião quem tem que aprender a se controlar, se informar e ter o dito “semancol”, como disse a amiga jenneffer, somos nós seres – humanos, já esta na hora de saber que aquela máquina fotográfica da polishop não funciona e que o cortador de cenouras não vai corta-las sozinho.

5 comentários:

  1. Oi Zeh!

    Obrigada pela visita. Fico muito feliz e honrada de ter servido como tese pra o seu primeiro post.

    E concordo plenamente com vc! As pessoas tem que parar de julgar a publicidade para poder entende-la.

    Parabéns pelo post!

    Bjus

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  2. opaa vi q se ta acompanhandu laa....manero o seu blog cara.....

    to indu pro 5 semestre de pp eh mto foda

    abraçoo

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  3. seja bem vindo a blogosfera meu amigo....tamo na área....ja to seguindo...garnde abraço

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  4. conheçoa araraquara cidade muito boa...passa no pdv ativo e nos acompanhe tambem ...www.pdvativo.blogspot.com ja ta linkado também

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  5. oieee, Zeh.
    quarto periodo e jah começou deixando muito formando no chinelo...huahuha.
    A Jenne lembrou e vc completou muito bem o tema. Afinal, não estudamos para sermos um bando de mentirosos...huahua.
    Parabéns pelo blog e obrigada pela força lah no 01brainstorm.
    É, claro, que vou linkar e voltar mais vezes por aqui.

    bjO=]

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